6 dicas para uma dieta saudável

Você sempre diz que vai começar uma dieta na segunda-feira, mas passa num fast food para fazer um “lanche rápido” na hora do almoço? Ou então diz que vai ler mais sobre alimentação saudável na internet e, quando vê, está com uma receita nova de bolo de chocolate nas mãos? Calma, nem tudo está perdido.


 

Com as tarefas e correria do dia-a-dia, não nos preocupamos em ter alimentos saudáveis no prato, o que pode gerar problemas de saúde em um futuro não tão distante. Reunimos nesse post algumas dicas para que você insira em seu dia-a-dia algumas práticas saudáveis que te ajudarão a ter uma alimentação mais equilibrada. Confira:

1. Coma carboidratos – com parcimônia

carboidrato-milho

Os alimentos ricos em carboidratos como massas, pães, cereais e arroz são opções indispensáveis para garantir uma dieta saudável e equilibrada. Isso porque esses alimentos são a principal fonte de energia para o nosso organismo e funcionam como um combustível para o nosso corpo. Porém, quando consumidos em excesso, são armazenados em forma de gordura, prejudicando a saúde e aumentando a quantidade de gordura no corpo. Pesando nisso, os nutricionistas indicam que sua dieta diária possua de 45 a 60% destes alimentos.

2. Tenha legumes e verduras variadas no seu prato

legumes

Legumes e verduras são alimentos de baixo valor calórico (também conhecidos como hipocalóricos). Os legumes são uma classe de vegetal composta por alimentos altamente nutritivos. Entre eles está o feijão, ervilha, beterraba, cenoura e lentilha. Uma característica fiel a esse tipo de alimento é o alto valor nutricional, que oferece vitaminas, minerais e fibras a cada mordida. Já as verduras, também conhecidas como hortaliças, podem ser ricas em ferro e cálcio. Por possuírem um baixo nível glicêmico, ao consumir uma porção desses alimentos diariamente, você reduz as chances de ter diabetes.

3. Consuma frutas regularmente

frutas

As frutas são fontes naturais de vitaminas e, por possuírem ação antioxidante, ajudam a combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce. Além disso, frutas como abacaxi e maçã podem ter ação anti-inflamatória e diurética, capazes de reduzir a retenção de líquido e toxinas do organismo.

4. Beba leite e seus derivados

leite

Algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre os benefícios do leite. No geral, os produtos derivados dele possuem rica fonte de cálcio, beneficiando a saúde óssea e dos dentes. Rico em vitamina B2, também possui composição protéica e mineral além de propriedades funcionais.

5. Coma carnes, ovos e peixe regularmente

proteina

Esses alimentos são ricos em proteína e podem contribuir para a produção de anticorpos e construção de novos tecidos. Além disso, consumir alimentos com altos níveis de proteínas pode melhorar o sistema imunológico, evitar alterações hormonais e ajudar na correta contração dos músculos.

A quantidade ideal também pode variar de acordo com cada organismo. Nutricionistas afirmam que consumir ente 1 e 2g por cada kg já é o suficiente para atender as necessidades do corpo.

6. Beba muita água todos os dias

agua

Os benefícios de consumir água diariamente são inúmeros. Da hidratação da pele até o auxilio na respiração, a água também pode ajudar a distribuir os nutrientes pelo corpo e eliminar toxinas. Existem muitas teorias sobre a quantidade de consumo ideal por dia, mas a maior parte delas defende que um adulto deve consumir entre 2 e 3 litros de água diariamente para manter-se hidratado.

Não tem mais desculpa! Ter uma alimentação saudável pode mudar sua vida para melhor!

Ficou com alguma dúvida? Vamos conversar?

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