Melancia: como plantar em casa?

Por Letícia Afonso

A melancia é uma das frutas favoritas do brasileiro. Isso porque, além de suculenta, ela faz muito bem à saúde e é rica em vitaminas A e C. Outro ponto importante é que a fruta contribui para a hidratação do corpo, já que possui cerca de 92% de água em sua composição.

11111

Ao contrário do que muitos pensam, é possível cultivar melancia em casa, porém é necessário que você tenha mais espaço e acesso direto à luz.

A germinação das sementes pode ser feita em pequenos recipientes de 10 a 15 cm e, para o plantio, você pode colocar até 6 sementes de melancia por cova. Conforme  o desenvolvimento da planta, você deve retirar as mudas fracas e transplantar as boas para um recipiente maior, com 30 a 40 cm,  onde o fruto terá espaço para crescer. Esse periodo pode durar de 4 a 14 dias.

Encontre um espaço em sua varanda ou quintal com bom acesso à luz sol , já que o fruto se desenvolve melhor em locais quentes, com temperatura entre 20°C e 34°C com contato direto do sol.

Você deve manter o solo úmido durante o crescimento planta, porém reduzir a quantidade de água assim que o fruto começar a surgir. Fazendo isso, é possível colher frutos mais doces e saborosos. Além disso, outra dica importante é que enquanto o fruto amadurece, você pode virar os lados para que a casca fique mais uniforme.

Ao todo, o fruto leva de 80 a 110 dias para ficar pronto para a colheita.

Viu só? Com cuidado e carinho você pode colher até melancias em sua horta.

Ficou com alguma dúvida? acesse a sessão de conversa e faça sua pergunta 🙂

Artigos Relacionados