Como Cultivar Tomates Em Sua Horta

Por Letícia Afonso

O tomate está presente diariamente em nossas refeições e está entre os principais itens nas compras do supermercado. O fruto, que é rico em vitaminas A e C e sais minerais como o potássio, tem variedades de tamanho, cor e formato. Entre os principais tipos levados à mesa estão o tomate cereja, caqui, santa cruz e italiano.

tomatinhos1

O cultivo do tomate pode ser feito durante todo o ano, porém requer atenção e acompanhamento, porque são plantas que precisam de adubação e irrigação constante, além de apresentar facilidade em contrair doenças.  Confira algumas dicas que podem ajudar no cultivo desse fruto em sua casa:

  1. Cuide das sementinhas

Antes de ir para o vaso definitivo, é recomendado semear em pequenos recipientes conhecidos como semeadeiras. É possível utilizar copos plásticos ou reutilizar embalagens de iogurte, por exemplo, para essa tarefa. Nesse momento, certifique-se que a terra está solta e úmida e depois disso coloque as sementes com aproximadamente 2 cm de profundidade e cubra com terra. Lembre-se de colocar apenas uma semente por buraco.

  1. Escolha uma boa terra

Para ter o melhor desempenho no desenvolvimento dos tomates, a terra deve ser fértil, com altos níveis de adubação, sempre úmida, porém, com boa drenagem.  Terras argilosas devem ser evitadas para que o solo não fique encharcado.

  1. Transplante para um vaso definitivo

Quando a planta estiver com aproximadamente 4 folhas, já á possível fazer o transplante para um vaso. O plantio pode ser feito em vasos ou jardineiras, o que vai definir o recipiente é o tipo de tomate que será plantado. Pequenos tomates, como o cereja, por exemplo, podem ser cultivados em pequenos vasos com tranquilidade. Tomateiros possuem raízes sensíveis, por isso, seja cuidadoso ao passar a muda para o vaso definitivo.

  1. Monte escoras para seu tomateiro

O tomate é uma planta de cultivo tutorado, que precisa de uma escora para crescer. Para esta tarefa, você pode utilizar um bambu, por exemplo. Basta posicionar o bambu próximo das folhas utilizando pequenas fitas para amarrá-lo delicadamente ao tomateiro, faça isso durante todo o crescimento da planta.  É importante que o bambu tenha no mínimo 1 m de comprimento, assim será possível colher muitos tomates.

  1. Mantenha seu tomateiro em temperaturas amenas

O ambiente ideal deve ter entre 19°C e 26°C durante o dia, aceitando apenas as variações durante a noite. Locais muito quentes e úmidos favorecem o aparecimento de doenças, já em lugares onde a temperatura é muito baixa, a solução pode ser seguir com o cultivo em estufas.

  1. Escolha um belo local para seu vaso

A disposição do vaso é muito importante para que a planta capte luz. A luminosidade é fator determinante para o bom desenvolvimento do tomate. O local deve permitir que o fruto tenha acesso direto ao sol durante parte do dia. Ou seja, varandas também são ótimos locais para receber esse tipo de cultivo.

  1. Colha seus tomates!

Geralmente, os tomates estão prontos para colheita entre 100 e 120 dias após o plantio. Para que o fruto seja ainda mais saboroso, é importante esperar que ele fique maduro ainda na planta e só depois realizar a colheita. Outro ponto, é que apenas os frutos são próprios para consumo, já que as folhas do tomateiro contêm alcalóides tóxicos que são prejudiciais ao organismo.

Viu só? Além de nutritivo e saboroso o tomate pode ser uma ótima opção para compor sua horta. 🙂

Artigos Relacionados