Rolar

Rolar

< Voltar

Eu realmente gostaria de entender o que são os transgênicos. Por que eles fazem mal pra mim?

Responda

Esta pergunta é muito boa! Para facilitar a explicação sobre o que é um transgênico, e sobre a sua segurança na saúde humana, você pode assistir este vídeo:

Como você pode ver no vídeo, os produtos transgênicos são culturas agrícolas originais melhoradas geneticamente pela biotecnologia pela introdução de genes de outras espécies que trazem benefícios específicos para a agricultura, como aumento da tolerância a pragas, doenças, estresses abióticos (seca, frio e inundações), assim como para nós, consumidores, como o aumento do valor nutricional.

Os transgênicos tem um histórico de uso seguro pois são produzidos e consumidos há mais de 20 anos sem relatos públicos de efeitos nocivos à saúde humana e animal. Além disso, antes de serem liberados para a comercialização, passam por inúmeros testes em laboratório e campo e tem análise de risco feita por órgãos reguladores competentes e bastante exigentes de todos os países onde são comercializados. Aqui no Brasil, o órgão que regula os transgênicos é a CTNBio – Comissão Técnica Nacional de Biossegurança. Como fonte de leitura indicamos o livro Transgênicos: Bases científicas de sua segurança.


< Voltar