Rolar

Rolar

< Voltar

Por que a Monsanto é contra rotular produtos?

Responda

Oi, tudo bem? Eu trabalho aqui na Monsanto na área de Relações com o Governo há pouco mais de um ano e meio e fico sediado em Brasília. Por estar aqui, acompanho as discussões que acontecem em torno deste tema da rotulagem e o que tenho a dizer é que a Monsanto apoia o direito dos consumidores de saber exatamente o que estão consumindo, independente de qualquer coisa.

Com certeza, as empresas de alimentos estão em melhor posição para determinar que tipo de informação atende às necessidades e desejos de seus clientes, mas apoiamos a escolha destas empresas de rotularem voluntariamente seus produtos para destacar certos atributos (por exemplo: 100% orgânico, livre de transgênico, etc.) – desde que o rótulo seja verdadeiro e não enganoso.

No Brasil, a lei em vigor exige que produtos contendo mais de 1% de ingredientes transgênicos em sua formulação sejam rotulados com o símbolo T dentro de um triângulo amarelo e informem a fonte/origem do gene transgênico. Essa informação deve ser encarada apenas como título de conhecimento, e não como alerta, já que a segurança destes produtos é avaliada antes que os alimentos cheguem ao consumidor. As culturas geneticamente modificadas foram testadas mais do que qualquer outra cultura na história da agricultura, sem nenhuma evidência de danos a seres humanos ou animais. Baseado nisso, agências reguladoras, organizações científicas e associações de saúde em todo o mundo concordam que os alimentos derivados de culturas transgênicas são tão seguros quanto qualquer outro alimento.


< Voltar