Rolar

Rolar

< Voltar

Se a Monsanto diz que é parceira dos agricultores e que está preocupada com os problemas globais relacionados à produção de alimentos, por que vocês cobram royalties por sua tecnologia?

Responda

O termo “royalties” é um pouco confuso para ser entendido. Prefiro fazer uma comparação com os direitos autorais – que são mais conhecidos da sociedade em geral.

Quando você compra um livro, CD ou DVD ou paga para fazer o download de uma música ou filme na internet, você está pagando aos seus autores pelo uso destes recursos. Por quê? Porque eles investiram tempo, dinheiro, criatividade, estudos a outros recursos para que aquele produto esteja disponível para você. Isto é justo, né?

Com as sementes transgênicas é a mesma coisa: o desenvolvimento de uma nova variedade de semente demora cerca de 13 anos até chegar à sua comercialização. Neste período, muito é investido: tempo e estudo dos profissionais envolvidos, estrutura de laboratórios e lavouras para os testes em campo, entre outros recursos.

Para você ter uma ideia, a Monsanto investe 10% do seu faturamento anual em pesquisa. Isso significa aproximadamente US$3,8 milhões de dólares por dia.

Como nenhuma empresa consegue sobreviver sem receber pelo seu produto, consideramos que é importante que recebamos por este investimento feito.

Além disso, seria incorreto com os agricultores que adquirem as sementes transgênicas certificadas deixarmos de receber a indenização daqueles que cultivam a semente transgênica não certificada. Os produtores precisam de uma concorrência justa.


< Voltar