O mundo e a maçã

Por Aline Hasse

1

Talvez você já tenha visto esta demonstração antes, mas o que Hugh Grant, o presidente global da Monsanto, faz neste vídeo abaixo é mostrar, com uma maçã, como é dividida a área total do Planeta Terra – e a parte dele que está disponível para a agricultura.

Quando dividimos o planeta em 4 partes iguais, três delas representam a água dos oceanos, sendo que a maioria é neve ou gelo e salgada demais para poder cultivar qualquer coisa.

A quarta parte desta primeira divisão é a representação da quantidade de solo do mundo. Mas metade disso tudo é composta por desertos, pântanos ou montanhas e cordilheiras, o que também dificulta o cultivo de alimentos.

Nesta divisão restou apenas um oitavo. Se você pegar este oitavo e cortá-lo novamente em quatro, três partes dele são o solo que é rochoso demais, úmido demais, íngreme ou frio demais para plantar. Isso nos deixa com apenas 1/32 da maçã.

Se você pegar este 1/32 e remover a casca, esta casca representa o solo da Terra: o solo disponível para os agricultores no mundo.

Hoje já somos 7 bilhões de pessoas – e esperamos ser 9 bilhões em 2050 – sustentados por esta pequena lasca de solo. E, além de tudo isso, enfrentamos os desafios trazidos pelas mudanças climáticas.

 

Temos que fazer a nossa parte: evitar o desperdício de alimentos, encontrar formas mais sustentáveis de cultivar alimentos, aprender a cuidar das nossas hortas, evitar a degradação do solo e muitas outras coisas.

E você? Já faz sua parte? Conte pra gente o que você tem feito para ajudar a alimentação da sua família.

Artigos Relacionados