Pepino Na Horta: Rápido e Fácil!

Por Letícia Afonso

O pepino é um legume da mesma família do chuchu e da abóbora e, apesar de ter diferentes tipos, são divididos em dois grandes grupos: o pepino para salada, maiores e de textura lisa, e para picles, que são pequenos e rugosos. Em alguns casos existem híbridos que podem ser utilizados para as duas finalidades.

pepininhos 1

O pepino é considerado uma opção fácil e rápida para sua horta. Confira as dicas de como realizar, de forma correta, o cultivo desse alimento:

1. Semeie diretamente no vaso definitivo

No caso do pepino, é possível semear diretamente no vaso ou canteiro definitivo, sem a necessidade de fazer transplante das mudas posteriormente. Recomenda-se utilizar recipientes de no mínimo 30 cm de profundidade, para que as raízes possam se desenvolver bem. Faça pequenos buracos de aproximadamente 4 cm, coloque a semente e cubra com terra. Cuidado para não afundar muito a semente, pois pode prejudicar seu desenvolvimento. O ideal é que o semeio seja feito na primavera-verão.

 2. Encontre o lugar ideal

O pepino se desenvolve melhor em locais de clima quente e alta luminosidade, podendo ter contato direto com sol, sem avarias ao fruto. Por conta disso, o vaso pode ficar tranquilamente em áreas abertas, como quintal ou varandas amplas.

3. Cultivando de forma correta

A planta requer muita água durante o processo, porém é importante evitar molhar as folhas ou encharcar a terra. Para saber quando irrigar, verifique a situação da terra ou substrato. Se estiver molhado, não irrigue. Se estiver quase seco, é hora de molhar. Além disso, é preciso prestar atenção no crescimento da planta, e cortar as pontas das ramas para estimular o crescimento.

4. Hora de colher!

O fruto estará pronto para colheita entre 45 a 60 dias após o plantio. A colheita pode ser feita depois do fruto estar desenvolvido, porém não totalmente maduro, isso vai depender do tipo de pepino plantado em sua horta. Normalmente, os pepinos usados para picles são colhidos ainda novos, com aproximadamente de 3 cm a 9 cm de comprimento.

Muito fácil, não é mesmo? Pepinos são perfeitos para saladas de verão e uma ótima opção para você cultivar em sua horta. 🙂

Artigos Relacionados