Vamos Comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado desde 1972, quando foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para gerar consciência sobre a necessidade de proteger e melhorar o ecossistema e os recursos naturais. Na Monsanto, valorizamos esta comemoração porque sabemos que é fundamental proteger os recursos naturais para viver em um lugar melhor.

Por que é importante cuidar do Meio Ambiente?

Atualmente, o mundo enfrenta vários desafios: o crescimento da população mundial, as disputas pelas áreas produtivas, o avanço e desenvolvimento das energias renováveis, a mudança climática, a necessidade de maior eficiência na produção em termos hídricos, energéticos e de emissões, relações comerciais cada vez mais complexas, novos padrões de consumo e formas de organização da sociedade, além de profundas transformações econômicas, sociais e ambientais.

 

A agricultura tem um papel chave nisso tudo, pois diante do rápido crescimento da população, é necessário garantir alimentos suficientes para a geração atual e também para as futuras, conciliando a produtividade com a preservação dos recursos naturais do nosso planeta. Por sua vez, a Agricultura Moderna, junto com as inovações tecnológicas e de análise de dados, é uma evolução que contribui com novas e melhores possibilidades para o campo e o mundo.

 

Na Monsanto, produzir mais usando menos é um pilar fundamental na hora de criar soluções para o produtor. A nossa estratégia de sustentabilidade foi evoluindo com o passar do tempo e incorporando novas tecnologias, sempre focando em melhorar a vida dos produtores e da sociedade, promovendo práticas agrícolas sustentáveis que utilizem menos recursos naturais da Terra, hoje e no futuro.

 

O que estamos fazendo?

Nossos últimos desenvolvimentos em matéria de soluções abrangem: melhoramento genético avançado, biotecnologia em soja e milho, melhores recomendações de práticas agronômicas, produtos biológicos e fórmulas renovadas de produtos para proteção de culturas. Além disso, com o objetivo de usar de forma eficiente cada recurso e cuidar do planeta, em 2016 plantamos mais de 60 mil árvores, instalamos mais de 7 mil lâmpadas LED de baixo consumo nas nossas unidades e evitamos a emissão de 22 mil toneladas de CO2.

 

Também reduzimos nosso consumo de água em aproximadamente 220 mil m3 com a melhoria de processos e a adoção de novas tecnologias. Na cidade de Rojas (Buenos Aires, Argentina), por exemplo, desenvolvemos um projeto para a recuperação da água utilizada na limpeza dos equipamentos e tanques de armazenamento. Com essa iniciativa, foi possível reutilizar 85 mil litros de água em 2016. Na unidade de Camaçari (Brasil), reutilizamos a água de chuva e, desde 2011, ano da implementação do sistema, foram recuperados 500 milhões de litros de água.

 

Como contribuir com o seu grão de areia?

Você também pode proteger os recursos naturais e o meio ambiente desde a sua casa, separando o lixo orgânico do lixo reciclável, não levando o lixo para a rua fora dos horários estabelecidos e economizando água e energia no seu uso diário. Juntos, podemos melhorar o cuidado com o Meio ambiente.

 

Vamos comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente tomando consciência do quão importante que é proteger o planeta no qual vivemos.

 

Artigos Relacionados